4 Motivos Por que Deus Colocou um Sinal em Caim

E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. (Gênesis 4:15b).

A bíblia não diz qual foi o sinal que Deus colocou em Caim, nem mesmo onde colocou, se na mão, se na testa, se no corpo todo, ou se era algo sobrenatural visto somente por inimigos ou algo como um anjo ao seu redor para o guardar.

E não acredite em quem vive falando besteiras, como por exemplo; dizer que o sinal tinha a ver com etnia, pele escura, pele clara, olhos puxados e coisas assim. Isso não faz o menor sentido, além de ser racista.

Mas podemos entender os motivos pelos quais Deus colocou um sinal em Caim. São muitos motivos, quero citar apenas 4 entre eles.

1° Motivo – Atrasar o progresso do pecado, Porque Deus é Longânimo!

Pelo contexto do livro de Gênesis, percebemos a decadência, o pecado aumentando pouco a pouco, até chegar o dilúvio. Quando Adão e Eva comem do fruto, vemos a queda de um casal. Quando Caim mata Abel, vemos a queda de uma família. Quando Lameque começa a matar pessoas por quaisquer motivos, vemos a queda de uma sociedade. E finalmente, no capítulo 6 de Gênesis, toda a terra esta mergulhada no pecado.

Mas Deus coloca um sinal em Caim, porque Deus é Longânimo e paciente. E não somente isto, mas porque Sete ainda irá nascer. Sete é o justo que veio no lugar de Abel, do qual descende Noé, os patriarcas, e o próprio Cristo.

A própria atitude de Caim, revela que naquele tempo as pessoas decidiam tudo na violência. E não pense que só existiam Caim e Abel na terra. Porque o texto dá vários sinais de que a terra já estava com uma população considerável.

Por exemplo, Abel foi pastor de ovelhas e Caim foi agricultor. Já existiam profissões, necessidade de mercado, oferta e procura.

A bíblia fala que Caim levou seu irmão Abel ao campo. Por quê? Para tirá-lo da vista das demais pessoas.

O próprio Caim disse: Quem comigo se encontrar, me matará! (Gn 4:14). A versão NAA diz assim: “Qualquer que comigo se encontrar, me matará.” Isso é sinal de muita gente. Todos da mesma família, de Adão e Eva.

E o fato de Deus colocar um sinal em Caim, é porque já existiam mais pessoas. E Deus com essa atitude, quer impedir que mais mortes aconteçam.

Não se resolve pecado com mais pecado. Não se resolve um assassinato com mais assassinatos. Não se resolve a maldade de Caim praticando mais maldade contra ele. Pois só quem pode tirar a vida é Deus, logo a vingança pertence a Ele. (Sl 94:1).

Muitos dizem assim: Se Deus existe, porque tanta maldade no mundo?

  • Ora, porque as pessoas, assim como Caim, tem livre arbítrio.
  • Porque as pessoas, assim como Caim, tem inveja, desgosto, raiva, ira, contenda.
  • Porque as pessoas, assim como Caim, se deixam levar pelas emoções negativas.
  • Porque as pessoas, assim como Caim, são egoístas e não gostam de ver o sucesso dos outros.

Mas com certeza Deus ainda coloca sinal em muita gente, sinal na consciência, para refrear a maldade no mundo, atrasando o progresso do pecado. Pois é de conhecimento popular que um assassino tem pesadelos com as pessoas que ele matou, e isso por si só é sinal de Deus que não lhe deixa esquecer que cometeu um grande pecado.

É importante saber que nosso Deus é bom. E não quer ver a morte de ninguém, ainda que seja a morte de alguém como Caim.

Pois Deus sabia, que se deixasse alguém se vingar, só iria aumentar a violência, fazendo com que o tempo do dilúvio chegue mais cedo. Então Deus na sua graça e bondade, atrasa o progresso do pecado.

Pois Deus não concorda em prolongar o pecado, o quanto antes por ser longânimo Ele atrasa, para que não chegue o dilúvio. Como pois esta escrito:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9).

Pois o dilúvio é inevitável, assim como o fim do mundo é inevitável, mas Deus na sua paciência e longanimidade atrasa a maldade no mundo, não querendo que alguns se percam, tanto que o próprio Cristo diz a respeito da grande tribulação:

Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Mateus 24:21,22

E por que essa grande tribulação não chegou? É porque Deus esta atrasando o progresso do pecado no mundo, não querendo que ninguém se perca, mas proporcionando muitas oportunidades á todos que vivem hoje, e também para as próximas gerações. Pois quando o fim começar, então não haverá mais volta, nem freio, nem misericórdia.

2° Motivo – Proteção para dar segunda chance

Nem você nem eu merecemos segunda chance, o Caim também não. Mas o nosso Deus, além de justo é misericordioso e isso significa agir igual com todos. Se Deus tem segunda chance pra você e pra mim, tem também a um homem mal como Caim.

Porque misericórdia é Deus não deixar que recebamos o juízo que merecemos. E graça é Deus nos dá aquilo que não merecemos. Por isso, a misericórdia de Deus nos livre do inferno, e a graça de Deus nos dá acesso ao céu.

Por isso, se Deus tem misericórdia e graça para Caim, tem também para todos nós. Porque a graça é impossível sem a misericórdia de Deus, logo, primeiro Deus tem misericórdia, depois ele concede graça.

Talvez você pergunte: Mas e o Abel? Qual foi a segunda chance dele?

A resposta é simples. Abra sua mente e seus olhos para enxergar que a vida real não é aqui. É no céu. Abel não precisa de segunda chance porque já está vivendo a vida real e eterna.

Paulo disse:

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:21-23)

E não somente isto, mas também diz:

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18).

A segunda chance não é para desfrutar da terra, mas é para se reconciliar com Deus e morar no céu. Porque morrer é normal, todos vamos morrer cedo ou tarde. O que importa é onde você vai ficar quando chegar do outro lado.

Então sim, Deus protegeu Caim para que ele tivesse uma segunda chance. E isso deveria servir de exemplo aos demais, para verem a graça e a misericórdia de Deus sobre a vida de Caim.

Imagine como a história poderia ser diferente se Caim se arrependesse lá na frente. Se nos próximos anos, ele lamentasse o que fez, se convertesse ao Senhor, então ensinaria isto para as gerações futuras.

Mas ainda que Caim não se arrependeu, a segunda chance que Deus lhe deu não foi em vão, e por quê? Ora, porque não se trata apenas de converter Caim, mas se trata de revelar o tamanho da graça e da misericórdia de Deus, já desde o Gênesis!

Pois essa graça salvadora aparece na bíblia desde o início e só faz crescer ao longo da história. Até que chega a plenitude da graça, que é o Senhor Jesus Cristo. Como disse João: A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade, vieram por Jesus Cristo.

3° Motivo – Vingança pertence só a Deus

Por que alguém iria matar Caim? Ora, porque são todos da mesma origem, mesma grande família de Adão e Eva. Mas não somente isso, certamente Abel tinha boa reputação com todos, era amado e respeitado.

E não somente isso, a profissão de Abel era importante. Imagine que de repente, Abel fosse o único pastor de ovelhas naquela comunidade. Então Caim esta trazendo prejuízo para todos.

Quando Caim sai errante pela terra, a bíblia diz que ele foi para a terra de Node. (Gn 4:16). Essa palavra “node” no original hebraico é semelhante ao significado de: Andar pelo mundo.

Significa que Caim saiu para fora da cidade onde morava, saiu da primeira civilização que existia, por isso, não teve muitas opções e construiu uma nova cidade, a qual pôs o nome de Enoque. Afinal, essa ideia de construir uma cidade ele não teve sozinho, isto é conhecimento prévio adquirido na comunidade de onde ele veio. Porque Caim era agricultor, mas Deus amaldiçoou o seu trabalho, de maneira que ele teve que mudar de profissão, e se tornou uma espécie de pedreiro.

Ninguém podia matar Caim, porque esse tipo de julgamento cabe somente a Deus. Só Deus pode tirar a vida, porque foi Ele quem deu. E a bíblia diz que a vingança é toda de Deus:

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. (Rm 12:19)

Devemos aprender a deixar que Deus faça vingança, no tempo Dele, e somente se Ele achar necessário. Fique bravo, mas não se vingue.

4° Motivo – Porque Deus Vê o que Ninguém Vê

Deus consegue injetar esperança onde não há. Deus consegue ver um manancial no meio do deserto, porque tem poder para trazer a existência todas as coisas.

Embora o tempo presente de Caim seja terrível, Deus viu um futuro bom na sua descendência. Caim teve um filho, e isso é bom. Filhos são sempre bênção. (Sl 127:3). Ter um filho é algo melhor para fazer, do que ficar tendo inveja dos outros e matando os sonhos dos outros.

Caim colocou o nome do seu filho de Enoque, que significa consagrado ao Senhor. Eu acredito, que ter um filho mudou um pouco o pensamento de Caim. Pois, ele que brigou com seu irmão e brigou com Deus, agora me parece, que tenta fazer as pazes com o Senhor. Ou pelo menos, parou de matar pessoas. Pois Lameque confirma que Caim matou apenas Abel e ninguém mais. (Gn 4:24).

Então Caim constrói uma cidade e coloca o nome de Enoque. Filho, consagrado ao Senhor, trabalho, consagrado ao Senhor! E não somente isto. Mas vejamos alguns dos descendentes de Caim.

Gn 4:20. Jabal, pai dos que criam Gado. E também dos nômades. Imagine o mundo sem este conhecimento? Sem pessoas que sabem criar gado? Não existiria açougue, nem carne na sua mesa.

Gn 4:21. Jubal, pai de todos os músicos. Imagine o mundo sem música. Sem sons. O quão sem graça seria.

Gn 4:22. Tubalcaim, pai de todos os ferreiros e os que trabalham com cobre. Imagine o mundo sem equipamentos de ferro moldados? Seria tudo de madeira. E o cobre? Um mundo sem cobre moldado seria um mundo sem tecnologia.

Deus viu isso tudo.

Não podemos colocar a culpa de Caim em cima de seus filhos. Meninos tão fortes, que não se deixaram levar pela má influência de seu pai, mas foram capazes de trilhar o seu próprio caminho e mudar a história do mundo.

Em resumo, Deus pega uma coisa ruim como Caim, e transforma em algo maravilhoso!

De onde você veio? Qual a origem da sua família? Se você ou seus antepassados foram ruins como Caim, ou seus pais deram muito errado na vida, não se preocupe!

Aqui há um Deus, Jesus Cristo, que pode te ajudar a mudar toda sua história. Afinal, ele deixou você vivo, pra te dar a segunda chance. Você tem potencial para fazer coisas incríveis, confie no Senhor e deixa Deus te usar.

Porque se tem misericórdia pra Caim, tem pra você também. Se tem graça de Deus para Caim, tem para você também. Jesus te ama e quer participar da sua história, você só precisa aceita-lo.

Reflexão Final

Percebemos o quão bom Deus é. E percebemos o quão mal Caim é. A maldade de Caim é comparada com a maldade do próprio satanás. Porque não há como nós, seres humanos, entendermos de onde vem tanta maldade.

Pois como é possível matar alguém, com quem você cresceu? Eles eram irmãos, cresceram juntos, passaram a infância juntos, correram juntos, brincaram juntos, choraram juntos. Pessoas que crescem juntas, tendem a ser melhores amigas. E como pois Caim matou seu companheiro de toda vida? Não dá pra entender.

Se Abel tivesse feito alguma coisa contra Caim, talvez pudéssemos amenizar, ainda que 1% a maldade de Caim. Mas acontece que Abel não fez nada contra ele. Abel é inocente, tão inocente que jamais imaginou que seria morto no campo. Quando Caim o chamou ele atendeu, porque era bom, provavelmente pensou que iria ajudar Caim de alguma forma.

Ou seja, Abel não tem motivos para desconfiar de Caim, porque no seu coração, esta tudo bem entre ele e seu irmão. E mesmo assim, Caim o matou. Como entender Caim? Quem se atreveria a ser advogado de Caim? E como o defenderia?

Mesmo se olhássemos o texto procurando alguma justificativa para o pecado de Caim, só fazemos piorar. Pois quanto mais olhamos para o texto, mais percebemos a maldade de Caim.

Afinal, ele foi o primeiro a oferecer uma oferta ao Senhor. E Abel sendo irmão mais novo, estava apenas seguindo os passos de seu irmão mais velho. “O Caim, seu irmão estava apenas admirando sua nobre atitude em ofertar a Deus”. Então como você teve coragem de mata-lo por isso?

E outra, Deus disse: Se procederes bem, serás aceito! (Gn 4:7). Ou seja, Caim ainda tinha chance de ser aceito por Deus, não foi uma rejeição total. Ele ainda poderia tentar de novo, levar uma nova oferta, a janela de oportunidade ainda esta aberta. Mas ele desistiu e matou seu irmão.

Quem aqui teria misericórdia de Caim? Quem aqui daria razão para Caim?

Deus ainda insistiu com ele dizendo: Onde esta teu irmão? Essa pergunta era Deus tentando ajudar Caim a confessar o seu pecado para entrar pelo caminho do arrependimento… Mas o que disse Caim? Qual foi a resposta dele?

Eu já vi em filmes, que quando alguém mata uma pessoa, normalmente fica preocupado, com medo, levemente desesperado, desconfiando de todo mundo, sentindo-se acusado por todos. Mas Caim nem isso sentiu. Ele disse: Eu sou babá do meu irmão??

É muita maldade. E o próprio Caim reconhece que fez algo terrível, digno de morte. Ele diz: Quem comigo se encontrar me matará! Então ele sabe que merece morrer.

E se nós estivéssemos lá, não duvido de que mataríamos Caim sem pesar a consciência. Eu não duvido, que até eu mesmo, vingasse a morte de Abel, sem medo de ser feliz.

E sabe por que é importante pensar sobre isso?

É PORQUE ABEL É UM TIPO DE CRISTO, E CAIM É UM TIPO NOSSO. CRISTO É COMO ABEL, NÓS SOMOS COMO CAIM.

Assim como você não consegue medir o tamanho da maldade de Caim que levou Abel para a morte, assim também não é possível medir o tamanho dos nossos pecados que levou Cristo para a cruz.

O Caim será vingado 7 vezes, porque se refere ao alto preço que Jesus terá de pagar pelos nossos pecados. Pois o número 7 é o número de Deus, é o número que se refere à eternidade, elevado ao infinito.

Ou seja, o preço é altíssimo! E ninguém nessa terra pode pagar! Como esta escrito:

Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), Para que viva para sempre, e não veja corrupção. (Salmos 49:7-9).

É desse salmo que surge a frase: Uma alma vale mais que o mundo inteiro.

Eu sei que para algumas pessoas é difícil entender como que a morte de um só homem salva todos os outros. Então imagine uma balança, e que de um lado colocamos todos os nossos pecados, esse lado da balança vai descer com o peso e o outro vai subir. Mas então do outro lado colocamos Cristo, somente Cristo, e o que vai acontecer?

Essa balança não vai equilibrar, não, ela vai pender para o lado de Cristo, porque Cristo pesa mais que toda a humanidade com seus pecados, Cristo vale mais! Por que onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.

Você pode adorar a Deus e agradecer por que ele te salvou, ele morreu no seu lugar, pagando o preço que ninguém poderia pagar.

Pois assim como Abel morreu por causa do pecado de Caim, assim Cristo morreu pelo nosso pecado. E a diferença é que em nós há arrependimento, em nós há conversão.

E isso é tão importante que Jesus antes mesmo de morrer instituiu a ceia dizendo: (parafraseando) “lembrem-se de mim, lembrem-se do que fiz por vocês, da minha morte, dos cravos, da lança, da coroa de espinhos, dos vergões nas costas, da cruz pesada, lembrem-se!!!”

E hoje, assim como Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém o matasse fisicamente, também coloca um sinal em todos os seus filhos, o Espírito Santo da promessa, e nenhum demônio poderá arrastar você para o inferno, porque o Espírito Santo é o selo da promessa, a garantia da nossa herança, quando o inferno olha para você, ele vê o selo de Deus e já sabe que você é propriedade peculiar, exclusiva de Deus!

Pois ninguém pode matar a Caim, porque Deus quer lhe dar chance, Deus quer lhe dar tempo de arrependimento, sim, Deus quer lhe dar oportunidade. E é exatamente isso que Deus esta fazendo comigo e com você todo dia em que acordamos com vida, é mais um dia de oportunidade, chance que Deus nos dá, para nos arrependermos dos nossos pecados e entregarmos a nossa vida para Deus.

Amém.

Manasses:

View Comments (1)

  • The very next time I read a blog, I hope that it wont fail me as much as this particular one. After all, I know it was my choice to read through, however I really thought you would have something useful to talk about. All I hear is a bunch of moaning about something you could fix if you were not too busy looking for attention.

Related Post