A Fonação do pregador

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:14).

Essa declaração do apóstolo Paulo é fantástica, pois diz respeito não apenas ao evangelismo em si, a pregação, as almas, o ministério, a importância e o poder do evangelho; mas também nos dá base para a importância da fonação.

E o que é fonação?

Esse é o nome que se dá ao estudo da voz do ser humano, para entender como nós produzimos som desde o nascimento (choro), e como esse som (voz) se modifica ao longo dos anos conforme o ser humano se desenvolve. E é estudando fonação que aprendemos a como preservar a voz para melhor uso.

Quem estuda sobre fonação, vai conhecer a anatofisiologia vocal, que se resume em laringe, faringe e cordas vocais. E isso para o pregador tem valor, conforme ele entende a carência do seu chamado.

Se você é ou pretende ser um pregador mediano que ministra vez ou outra, esse tipo de assunto não será do seu interesse. Mas para aqueles que enxergam de Deus para suas vidas um chamado maior, de maneira que, estarão ministrando dia e noite, falando por muito tempo e muitas vezes, logo esse tema é de suma importância.

Porque é importantíssimo cuidar bem da sua voz para que você esteja sempre disposto e disponível para ministrar a palavra de Deus, por minutos ou por horas á fio, conforme a necessidade do evangelho.

Falando por mim, existem agendas que passo o dia inteiro ministrando, das 9 da manhã, até ás 22h da noite. E um iniciante, por curiosidade, sempre pergunta, como isso acontece? Quem convida um pregador para ministrar o dia inteiro?

É simples. Uma vez que fiz isso, foi em uma comunidade carente. Uma igreja muito simples que precisava urgente crescer no conhecimento, porque todos os problemas nessa comunidade, eram por falta de conhecimento.

Então, quanto mais conhecimento, menos problemas. Quanto mais conhecimento, mais fácil resolver os problemas. Eu fui enviado para lá como pastor, e tomei essa decisão de fazer um curso intensivo o dia inteiro com eles.

Outra situação que acontece muito são os famosos seminários. Para economizar tempo para mim e para os ouvintes, realizamos em 1 único dia o seminário inteiro. E por isso, começa de manhã e vai até a noite.

Outra situação que acontece também é quando você vem de muito longe para ministrar. Então, a agenda fica cheia, e as igrejas abrem em dias e horários atípicos para lhe dar uma oportunidade antes que você volte para casa. E assim, você prega de manhã em uma igreja, de tarde em outra, de noite em outra, e na madrugada ainda tem alguma vigília para ministrar.

E isso implica dizer que, qualquer um que pregue gritando, não vai durar nem metade do dia. Na segunda ou terceira agenda, já perde a voz. Ou a garganta fica irritada e o som da voz incomoda o povo.

Eu não sei o tamanho do seu chamado. Mas eu acredito que seja grande. Por isso estou tratando desse tema. Para que você tenha conhecimento disso, e comece a pesquisar mais sobre fonação para ir entendo do assunto e começar a cuidar da sua voz.

Porque todo palestrante, orador, político, ator, cantor, qualquer pessoa que usa demais a voz, estuda sobre fonação. Pois usar a voz de forma inadequada pode lhe trazer enfermidades na sua laringe, faringe e cordas vocais. Enfermidades pequenas como inflamação e outras grandes como câncer.

E a bíblia diz: Como ouvirão se não há quem pregue? E eu pergunto: Se Deus abrir as portas e enviar você para o campo pregando todo dia, você acha que está pronto? Você tem mensagens para pregar todo dia? Você tem voz para falar o dia inteiro?

No Clube de Pregadores temos um curso de técnica vocal. Que ensina vários exercícios para tratar, aquecer e cuidar da voz, e também ensina como usar a voz adequadamente, para ser possível falar por horas e horas.

Essas técnicas são as mesmas para cantores também. Com esse conhecimento você irá se conhecer melhor, sabendo qual é o tipo de voz que você tem e qual o cuidado necessário para ela. E poderá até sentir quando precisa descansar, aquecer, tratar e quando pode falar e falar sem medo de ser feliz.

E se você já possui algum tipo de problema na garganta, faringe, laringe, alergia, então é muito mais importante ainda aprender sobre fonação.

Essa mensagem é apenas para lhe abrir o caminho. Pois esse tema vai longe. Agora você já sabe a direção.

Eu oro para que Deus levante mais e melhores pregadores, que o Brasil tenha tantos pregadores, que possa exportá-los pelo mundo. E não somente isso, mas que todos os estados brasileiros tenham tantos pregadores dos bons, que já não seja preciso trazer de fora.

E eu creio, que os melhores pregadores que o Brasil ainda não conheceu, estão por aqui, recebendo esses estudos e mensagens. Acredite, siga o seu chamado.

10 respostas para “A Fonação do pregador”

1. Avatar de hNcuwmaHCrKtlf
    hNcuwmaHCrKtlf

aspZUiJuIN

2. Avatar de 33.01hsves9tp7087q4rw65jeka1y@mail5u.info
    33.01hsves9tp7087q4rw65jeka1y@mail5u.info

id est deleniti quasi quae aspernatur sunt unde. ea delectus soluta rerum non nemo sed similique ducimus.

3. Avatar de 33.01hsves9tp7087q4rw65jeka1y@mail4u.run
    33.01hsves9tp7087q4rw65jeka1y@mail4u.run

harum qui voluptatem facilis dolores qui mollitia explicabo eos ad soluta assumenda. quod voluptatibus dolore deserunt corrupti magnam nesciunt nihil hic ut harum et et ea optio. aut commodi et recusandae quo sed. dolores neque quia impedit occaecati hic unde dolor reiciendis dolor et molestias delectus dolorum aliquam quisquam est. temporibus velit sequi et.

4. Avatar de nluiXNjHzFxC
    nluiXNjHzFxC

pNoLhPlMZyWnrEb

5. Avatar de Obsenty
    Obsenty

meclizine 25 mg tablet https://www.meclizinex.com/#

6. Avatar de Gledson Menezes de Souza
    Gledson Menezes de Souza

Como faço pra entrar no clube de pregadores?

7. Avatar de vDAMcCyomtITbX
    vDAMcCyomtITbX